top of page

Imagens Fantásticas Captadas Pelo Telescópio Hubble!

O Telescópio Espacial Hubble é um dos instrumentos mais importantes para a exploração do Universo. Desde o seu lançamento em 1990, o Hubble tem capturado imagens deslumbrantes do cosmos, mostrando-nos as maravilhas do espaço profundo. As imagens capturadas pelo Hubble são espetaculares e permitem aos astrônomos estudar objetos celestes que seriam impossíveis de se observar a partir da Terra.

Uma das imagens mais icônicas capturadas pelo Hubble é a do Pilar da Criação, uma coluna de poeira e gás que se estende por anos-luz na Nebulosa da Águia. Essa imagem foi capturada em 1995 e revelou detalhes surpreendentes sobre a formação de estrelas e planetas.




Desde então, o Hubble tem capturado imagens cada vez mais impressionantes da Nebulosa da Águia, permitindo aos cientistas estudar a evolução das estrelas.

Outra imagem incrível capturada pelo Hubble é a do Aglomerado de Galáxias Abell 370. Essa imagem revela a presença de várias galáxias distantes, algumas das quais estão a bilhões de anos-luz de distância da Terra. Através da análise dessas galáxias, os cientistas são capazes de estudar a expansão do universo e a natureza da matéria escura.


Aglomerado de Galáxias Captadas Pelo Telescópio Hubble!Foto: NASA.

O Telescópio Hubble também capturou imagens impressionantes de planetas dentro e fora do nosso sistema solar. Uma das imagens mais famosas é a de Júpiter, que mostra a Grande Mancha Vermelha e outras tempestades na atmosfera do planeta. Essa imagem permitiu aos cientistas estudar a dinâmica da atmosfera de Júpiter e a formação das tempestades.


Auroras Brilhantes em Júpiter! Foto: NASA

Além disso, o Hubble capturou imagens de exoplanetas, planetas que orbitam estrelas além do nosso sistema solar. Essas imagens permitem aos astrônomos estudar as atmosferas desses planetas e procurar sinais de vida extraterrestre. Uma das imagens mais notáveis ​​é a de um exoplaneta conhecido como HD 189733b, que tem uma atmosfera azulada e tempestades violentas.

Finalmente, o Hubble tem capturado imagens incríveis de galáxias distantes e aglomerados de galáxias. Uma das imagens mais impressionantes é a do Aglomerado de Galáxias Abell 2744, que mostra a colisão de quatro aglomerados de galáxias. Essa imagem permitiu aos cientistas estudar a matéria escura e a formação de galáxias.


Aglomerado de Galáxias Abell 2744! Foto: NASA, ESA.

As imagens capturadas pelo Telescópio Hubble são verdadeiramente fascinantes e nos permitem estudar o cosmos em uma escala jamais imaginada. Essas imagens nos mostram a beleza do universo e nos desafiam a explorar e entender os mistérios do espaço profundo.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page