top of page

Os Eclipses Lunares|Astro Inteligente| Mafra Editions

Um eclipse lunar é uma das visões mais espetaculares que o céu noturno tem a oferecer. À medida que a lua se direciona para a sombra da Terra, a lua branca geralmente pálida é pintada com um tom profundo de vermelho e pode permanecer assim por muito tempo.

Os eclipses lunares podem ser parciais ou totais, assim como os eclipses solares, e só acontecem durante uma fase da lua : a lua cheia.


Durante um eclipse lunar total, a lua cai diretamente na sombra escura da Terra.(Crédito da imagem: Estúdio de Visualização Científica da NASA)

Ao contrário de um eclipse solar , onde a lua fica entre a Terra e o sol, "os eclipses lunares acontecem quando a lua passa diretamente atrás da Terra e na sombra da Terra", Dhara Patel, especialista espacial do Centro Espacial Nacional do Reino Unido em Leicester, disse Ciência Viva: "Isso significa que eles sempre acontecem na lua cheia", disse Patel (uma lua cheia ocorre quando a lua está no lado oposto da Terra ao sol ).

Esta imagem composta mostra a lua durante um eclipse lunar em Tóquio em 31 de janeiro de 2018. (Crédito da imagem: KAZUHIRO NOGI/AFP via Getty Images)

Se a lua está na sombra da Terra, então nosso planeta está bloqueando a luz solar de atingir diretamente a superfície lunar. Seria natural pensar que não seríamos capazes de ver a lua durante esse período. “Mas, como a Terra tem uma atmosfera, a luz vermelha acaba sendo dobrada para a lua”, disse Patel, “é por isso que os eclipses lunares tendem a ter essa cor vermelha do sangue”. A luz solar inclui um espectro de sete cores diferentes – as mesmas cores de um arco-íris (assim como a luz infravermelha e ultravioleta). Durante um eclipse lunar, as partes azul e amarela desse espectro são amplamente absorvidas pela atmosfera da Terra, deixando a luz vermelha livre refratada – em direção à lua, de acordo com a Agência Espacial Européia.


As cinzas vulcânicas, em particular, podem desempenhar um papel significativo, às vezes escurecendo tanto a lua que um eclipse lunar perde sua distinta cor vermelha. Esse impacto vulcânico é tão perceptível que alguns historiadores usaram relatos históricos de eclipses lunares particularmente escuros para rastrear a atividade vulcânica do passado.


Os eclipses lunares são divididos razoavelmente uniformemente entre esses três tipos, de acordo com EarthSky.org


"Os eclipses lunares acontecem de duas a cinco vezes por ano", disse Patel. "Você geralmente tem dois eclipses lunares totais a cada três anos."


Mas esses eclipses estão espalhados por todo o planeta. Se você ficar no mesmo local, provavelmente verá um eclipse lunar total uma vez a cada 2,5 anos, disse Patel.


Isso está em forte contraste com a frequência dos eclipses solares totais. "Qualquer ponto da Terra pode, em média, experimentar não mais do que um eclipse solar total em três anos", de acordo com a Britannica.


Por Colin Stuart

Artigo publicado originalmente pela Live Science. Clique aqui para ler o artigo original em inglês.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page