top of page

Uma das maiores tempestades solares já detectadas acaba de entrar em erupção do outro lado do Sol

O planeta irmão da Terra, Vênus, está passando por um período de clima espacial extremo esta semana, depois que uma mancha solar gigante, não visível da Terra, expeliu uma enorme explosão de plasma em direção ao planeta escaldante.

Na segunda-feira (5 de setembro), o STEREO-A da NASA espaçonave de observação do sol detectou uma ejeção de massa coronal (CME), uma nuvem de partículas carregadas em erupção da camada superior da atmosfera do sol, a coroa, emerge de trás do sol, SpaceWeather.com.


O CME é o segundo a atingir Vênus em uma semana; outro irrompeu do sol na quarta-feira (30 de agosto) e atingiu o planeta três dias depois, no momento em que a espaçonave European Solar Orbiter sobrevoava.

Georgo Ho, físico solar do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, disse ao SpaceWeather.com que a última erupção "não foi um evento comum".

“Posso dizer com segurança que o evento de 5 de setembro é uma das maiores (se não a maior) tempestades de partículas energéticas solares (SEP) que vimos até agora desde o lançamento do Solar Orbiter em 2020”, Ho, que é um dos líderes investigadores do Instrumento Detector de Partículas Energéticas a bordo do Solar Orbiter, disseram ao SpaceWeather.com. “É pelo menos uma ordem de magnitude mais forte do que a tempestade de radiação da CME da semana passada”.


A equipe que opera o instrumento magnetômetro a bordo da espaçonave, no entanto, twittou que o CME "parece ter perdido em grande parte" o Solar Orbiter, embora a espaçonave tenha sido afetada pelas partículas energéticas que emitiu.


"Houve... um número muito grande de partículas energéticas deste evento e [o magnetômetro] experimentou 19 'eventos únicos' em sua memória ontem", disse a equipe do magnetômetro no tweet. "[O magnetômetro Solar Orbiter] é robusto à radiação: ele corrigiu automaticamente os dados conforme projetado e operado nominalmente."


Ho acrescentou que a intensidade energética das partículas carregadas ao redor da espaçonave “não diminuiu desde o início da tempestade”.


"Isso é indicativo de um choque interplanetário muito rápido e poderoso, e a heliosfera interna pode ser preenchida com essas partículas de alta energia por um longo tempo. Acho que só vi algumas delas nos últimos dois ciclos solares," Ho disse ao SpaceWeather.com. (A heliosfera é a enorme bolha de partículas carregadas e campos magnéticos que o sol sopra em torno de si.)

Acredita-se que a fonte da poderosa erupção seja a região de manchas solares AR3088, que atravessou o lado do disco solar voltado para a Terra em agosto e provavelmente se transformou em uma fera muito mais poderosa desde que desapareceu da vista da Terra.

Devido à rotação do sol, a mancha solar enfrentará nosso planeta novamente na próxima semana, disse SpaceWeather.com, o que significa que a Terra também pode estar pronta para o evento.


O Solar Orbiter foi construído para medir tais eventos, então os cientistas dificilmente podem reclamar do espancamento. Como Ho disse ao SpaceWeather.com, “muitos artigos científicos estudarão este [evento] nos próximos anos”.


Clique aqui para ler o artigo original publicado pela https://www.livescience.com/venus-battered-sun-eruption-space-weather


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page